quinta-feira, 28 de maio de 2020

J.R.R.TOLKIEN




J. R. R. Tolkien





Nascimento3 de janeiro de 1892, Bloemfontein, África do Sul
Falecimento2 de setembro de 1973, Bournemouth, Reino Unido




John Ronald Reuel Tolkien é o nome completo do premiado filósofo, escritor e professor universitário, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien. Autor de obras consagradas, como O Hobbit e O Senhor do Anéis, recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin. Nascido na África, em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, atual África do Sul, aos três anos de idade, juntamente a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais, onde chegou ser nomeado pela rainha Elizabeth II como Comandante de Ordem do Império Britânico em 1972.




Uma pesquisa encomendada em 1996 pela livraria britânica Waterstone’s em parceria com o canal de televisão Channel 4 apontou “O senhor dos Anéis” como o melhor livro do século e “O Hobbit” figurou por entre os vinte melhores. Tolkien vendeu mais de 50 milhões de livros e foi traduzido para mais de trinta idiomas.



Ainda que a primeira publicação, “O Hobbit”, tenha se dado em 1937, e mesmo com o sucesso de “O Senhor dos Anéis”, Tolkien se tornou uma celebridade e ganhou fama na década de 1960, com os esforços dos fãs de sua obra, que passaram a se organizar e se encontrar em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário o sua sugestão,
sua opinião é muito importante para mim.
Agradeço a todos por visitarem meu blog
Muito obrigado